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Como fechar mais contratos em salões de festa ?

16 de maio de 2015

Em um período de crise, provavelmente esta seja uma das dúvidas mais comuns entre os empresários, como fechar mais contratos em um salão de festa ? Principalmente como ocupar o salão em dias que naturalmente são menos procurados.

Existem diversos mecanismos que são utilizados para você melhorar este indicador, mas um que é pouco explorado é o CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma. (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”).

 

Neste texto vamos explorar algumas ações que podem ser adotadas por salões de festa para fidelizar seus clientes e, consequentemente, aumentar o índice de fechamentos de contrato.

Oportunidades de negócio

Quando um cliente entra em contato com sua empresa, você deve aproveitar essa oportunidade para levantar informações importantes, criando um vínculo com seu cliente. Estas informações devem ser anotadas em uma planilha ou sistema específico, cadastrando todas as informações de contato como eMail e telefones. Além disso, durante a conversa com o cliente, anote informações relevantes, estas informações você poderá usar para uma abordagem futura mais personalizada.

Por exemplo: Em uma conversa com um vendedor, eu comentei que antes da minha decisão pela compra eu precisava conversar com meus sócios, em seguida ele já se prontificou a retornar o contato em outro momento específico. No dia e hora combinado ele me ligou, iniciou a conversa e logo em seguida perguntou se eu tinha conversado com meus sócios. Veja, ele anotou tudo e antes de retornar a ligação ele estudou as informações da negociação.

Em um salão de festa essa forma de trabalho pode ser usada, sem dúvida nenhuma, e fará toda a diferença em uma negociação. Por exemplo, imagine situações onde o cliente comenta que está em dúvida em qual salão escolher, você pode questionar quais os impedimentos ou dúvidas do cliente e num futuro contato já estar preparado para essas abordagens. Ou imagine uma criança com alergia a lactose, se a mãe comenta isso em um primeiro contato, é importante você dar a atenção a isso em futuras conversar.

O cliente vai se sentir acolhido.

Pós-Venda

O objetivo do CRM é buscar a satisfação total do cliente, prevendo necessidades e desejos, tratando o cliente com respeito e oferecendo à ele serviços que se enquadrem da melhor maneira possível ao seu perfil.

Seguindo este conceito, um salão de festa poderá utilizar de informações obtidas na pré-venda e durante o evento para realizar um trabalho de pós-venda junto ao cliente e, principalmente, prospectar novos negócios para o próximo evento, no caso de aniversários ou confraternizações.

Imagine por exemplo, após o evento, realizar uma pesquisa de satisfação com alguns convidados e com o anfitrião da festa. Essas informações são fundamentais para você avaliar em quais podem sua empresa pode melhorar.

Além disso, detalhes ocorridos no evento e informações obtidas com essas pesquisas de satisfação, poderão servir de argumento no momento de uma nova negociação.

Quando um vendedor está em uma negociação e  utiliza de informações acertadas quanto ao perfil do cliente, este se sentirá acolhido pela empresa e  as chances de um novo contrato são maiores.

Sistema

Utilizar um sistema de informação para incorporar o CRM em sua cultura de trabalho é fundamental, pois só um sistema poderá auxiliá-lo de maneira rápida e acertiva quanto ao histórico completo de todas as negociações, bem como o histórico dos eventos, descontos, detalhes da festa, entre outras características específicas do cliente.

O SIEFOR possui ferramentas exclusivas para que o empresário incorpore estes novos métodos de trabalho em sua empresa e, consequentemente, consiga aumentar seus índices de fechamentos de contrato.